O Grupo

Erechim, RS, Brazil
O Coro da URI Erechim (Associação Coral Universitário de Erechim) possui 32 anos de história. Criado em 25 de maio de 1981 como Coral da Fapes, hoje é uma associação mantida pela URI Campus de Erechim, e atua com participações significativas dentro da comunidade acadêmica e social, apresentando-se em festivais de coros, solenidades, festividades educativas e promocionais. Desde 2005 o coro tem na sua regência Marcio Buzatto, Bacharel em Música com habilitação em Regência Coral e Composição Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E desde 2010 tem como pianista Yuri Miorelli, acadêmico de música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O grupo é formado por pessoas da comunidade Erechinense e da região, que ensaiam semanalmente.

Histórico


Com o objetivo de divulgar o canto coral e as obras dos grandes mestres e compositores, foi criado em 25 de maio de 1981, o Coral da FAPES, fazendo parte do Setor de Divulgação da Instituição. Professores e funcionários deram início a formação, que posteriormente em 1983, foi aberto à comunidade que dele faz parte até hoje.  Em 1994, o Coro passou a chamar-se Associação Coral Universitário de Erechim, que conta com o apoio da URI-Campus de Erechim e Fapes. O Coro tem feito participações significativas, dentro da comunidade acadêmica e social, como apresentações em festivais de coros, solenidades, festividades educativas e promocionais. Inúmeros cantores passaram pelo coral, cada um deixando um pouco de si e levando o carinho e a amizade conquistada com o grupo.


REGENTE

Em abril de 2005, assume a regência do Coro o Maestro Marcio Buzatto,  bacharel em Música com habilitação em Regência Coral e Composição Musical pela UFRGS.


PIANISTA

Em 2010 o Coro da URI obteve como pianista Yuri Miorelli, que foi acadêmico de Música  na UPF e atualmente é aluno de piano do professor Gustavo Malfatti (Chapecó/SC).


DISCOGRAFIA

A Associação Coral Universitário tem atualmente 3 CDs gravados: “Melhores Canções", "Canções de Natal" e "Hinos Pátrios”, este último gravado com a participação da Orquestra de Concertos de Erechim. Ainda, o grupo tem uma participação especial no CD do III Congresso Sul Brasileiro de Corais Universitários, gravado em Balneário Camboriú/SC.


REPERTÓRIO

O Coral apresenta um repertório de diversos estilos, que abrange música erudita, folclórica, gaúcha, regional, sacra, rock, passando pela MPB e internacional. 


DIRETORIA

Na presidência da Associação Coral, está Kátia Molon, assessorada pela vice-presidente, Janaína Oliveira, a secretária Juliana Machado e a tesoureira Cinara. Outros integrantes do grupo, também fazem parte da atual diretoria, para auxiliar na organização. 


PARTICIPAÇÕES 

*Concerto Compartilhado com Coro Resonare em Passo Fundo (15/04/2012)
*9º Encontro Sul Brasileiro de Corais Universitários em Chapecó (agosto/2011)
*8º Encontro Sul Brasileiro de  Corais Universitários em Chapecó (agosto/2010)

(em construção) 


ENSAIOS

Os ensaios são realizados na Sala anexa ao Salão de Eventos da URI-Campus de Erechim, Prédio 5, nas segundas-feiras, das 19h30min às 22h30min.